Ataque cibernético mundial atinge mais de 300 mil computadores

By | 17 de maio de 2017

ataque cibernetico mundial wanna cry ransomwareUm ataque cibernético mundial lançado na sexta-feira, dia 12 de maio, já atingiu mais de 300 mil computadores ao todo. Através de um vírus muito poderoso, os hackers conseguem tomar o controle do computador, criptografando todos os arquivos nele contidos.

Depois disso, uma mensagem é exibida para o usuário pedindo pagamento de uma quantia em moeda virtual (bitcoin) para que seja liberado o acesso e devolvidos os arquivos novamente. Se a pessoa não fizer o pagamento do “resgate” no prazo estipulado, o valor dobra. Se a vítima se recusar a pagar, os arquivos são apagados.

Esse ataque em esfera mundial atingiu diversos países no mundo inteiro, passando por instituições públicas, empresas privadas, hospitais, multinacionais e também usuários comuns. O vírus responsável por toda essa façanha é o WannaCry “ransomware”.

Um especialista em segurança conseguiu parar a ação do vírus ao registrar um domínio na internet, pelo qual o vírus se utilizava para se propagar pela rede mundial de computadores. No entanto, há rumores de que uma nova versão da ameaça estaria sendo desenvolvida e poderia atingir o mundo novamente a qualquer momento.

Empresas de tecnologia e segurança, como Microsoft e Symantec, trabalham em ritmo acelerado para desenvolver uma ferramenta de decodificação para combater o vírus e recuperar os arquivos bloqueados. Além disso, a Microsoft já liberou atualizações para o Windows, como forma de reforçar a segurança.

Para se proteger, recomenda-se bastante cautela na hora de navegar na internet, e sempre manter um antivírus bom e atualizado no computador. A Malwarebytes possui um antivírus completo que promete identificar esse tipo de vírus (ransomware). Vale o teste, não é mesmo?! Proteção nunca é demais!